Reiki

Reiki

sábado, 6 de agosto de 2011

O que é Reiki?

O Reiki é um sistema simples mas profundo, de cura natural através da imposição das mãos, muitos afirmam que: "... reconhecido desde 1962 pela Organização Mundial de Saúde como prática terapêutica que contribui para o bem estar da humanidade. A OMS, o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo "O Decreto "Alma Ata" que criou a Medicina Alternativa Internacional e estabeleceu em 1962 a "The Open International University For Complementary Medicines", que envolve diversos segmentos tradicionais das medicinas não convencionais. A prática Reiki, embora empregue essa terminologia moderna, é uma prática milenar e está inserida no contexto das práticas terapêuticas alternativas, reconhecida pela OMS e consagrada no Extremo Oriente há centenas de anos.". Porém, segundo João Carlos Melo (mestre em Reiki, presidente da ONG Reiki com Você) em resposta ao  pedido do ConReiki, afirmou:"... Atualmente o site da OMS cita várias práticas não convencionais de saúde, inclusive Reiki em alguns trechos, versando sobre sistemas e pesquisas sobre tratamentos, mas NUNCA o citando como reconhecido oficialmente...".desenvolvido por Mikao Usui que viveu no Japão durante o século XIX. Para muitas pessoas, o Reiki é também um excelente caminho para o desenvolvimento pessoal e espiritual. Insere-se harmoniosamente em qualquer tipo de estilo de vida. Ele ajuda-nos a desenvolver as nossas qualidades pessoais, talentos e ambições, aproximando-nos do poder ilimitado da nossa força interior.


Segundo algumas teorias a doença é o resultado de um desequilíbrio na Energia Vital: "...Segundo o presidente da Associação Brasileira de Ayurveda em Minas Gerais (Abra-MG), médico e professor de acupuntura e ayurveda Carlos Eduardo Guimarães, o ser humano está integrado ao universo e, portanto, sofre influências de todas as energias cósmicas. As pessoas têm energias diferentes e devem ser tratadas individualmente, levando-se em conta seu estado emocional, físico e espiritual. Ele explica que no conhecimento ayurveda não existem doenças, mas desequilíbrio energético...".

 Rei = Energia Vital, Ki = Energia Cósmica/Universal, portanto Reiki é a canalização da Energia Cósmica existente no Universo direcionando-a para harmonizar a Energia Vital que cada ser vivo (Animal ou Vegetal) possui.

O processo do Reiki é o seguinte: a energia imanente/ primária (prana, para os Hindús,  Ki/Chi, para os Chineses e Japoneses etc) que se encontra em seu estado "puro" (ou seja, sem estar obedecendo nenhum padrão vibracional específico, nenhuma programação) é "capturada" pelos chakras (no caso do Reiki, o chakra coronário, no topo da cabeça) e vai passando pelos nadis (dutos de energia que existem às centenas pelo corpo) e chegam às mãos. Ora, os chakras são vórtices de energias, verdadeiros transformadores que captam a energia do prana e a condensa para que seja absorvida pelo padrão vibratório do corpo (assim como a fonte do computador, que capta a energia elétrica e transforma em várias voltagens específicas pra cada componente: cooler, CPU, placas,etc). Uma vez transformada essa energia, ela adquire o SEU padrão vibratório, que é como uma "assinatura" energética. Então é impossível não "contaminar" a Energia Divina com seu padrão. O que você pode fazer para melhorar a qualidade da energia que você está doando é elevar o padrão vibracional dela. Como? Se concentrando em seus guias espirituais, rezando, lembrando de um momento de felicidade, ou tendo fé em algo que você acredite (Pode ser em Papai Noel, se ele fizer você se sentir com mais energia). Outras formas de assegurar um bom padrão vibracional é se alimentar bem (ser vegetariano de preferência), ter boa conduta moral, bons pensamentos, etc. (a definição de "bom" aqui é propositalmente vaga. Encontrem a bondade em seus próprios corações).

Os mestres do Reiki e/ou os Reikianos, praticantes de Reiki, não são santos que fazem milagres, nem tão pouco, bruxos ou feiticeiros que empregam magia ou fazem rituais mágicos, são simplesmente pessoas que praticam e espalham o Amor Incondicional, funcionando como canais energéticos que captam a Energia que está no Cosmos, através dos seus Chakras e conduzem-na pelos seus próprios canais até as palmas das suas mãos e direcionam para o ser vivo que tem sua Energia Vital desequilibrada ou possuem os canais energéticos bloqueados, que causam a doença, o mal-estar e impedem o desenvolvimento espiritual.
Todas as terapias complementares abordam a questão da importância do aspecto emocional de seus pacientes, como fator que causa desequilíbrio e origina as doenças, compreendendo o ser vivo como um ser holístico, onde aspectos energéticos, emocionais, recebem a mesma importância interligada aos fisiológicos. Inclusive a Homeopatia que é uma área da medicina. A compreensão da psicossomática e suas interações com o ambiente externo, teve sua evolução através de Sigmund Freud, que, perplexo ao se deparar com o problema do relacionamento entre os fatos da vida psíquica e os da vida orgânica, passou a estudar a histeria, referindo-se aos sintomas físicos da histeria como “aquele misterioso salto da mente para o corpo”, onde uma doença de causa essencialmente psíquica dá lugar a várias expressões corporais.
Durante os estudos, Freud identifica várias semelhanças entre a estrutura cerebral humana e a de répteis, o que o remete ao então estudo de Charles Darwin sobre a evolução das espécies e à discussão da "superioridade" dos seres humanos sobre outras espécies.
Numa fase intermediária ou behaviorista caracterizada pelo estímulo à pesquisa em animais e homens, buscou-se, em relação à psicossomática, enquadrar os achados à luz das Ciências Exatas, tendo se desenvolvido os estudos sobre o estresse.
Embora seus princípios estejam contidos na doutrina médica desde os tempos hipocráticos, só recentemente, com a contribuição de Engel sobre a teoria geral dos sistemas, trazendo o modelo biopsicossocial ao conceito mais recente de saúde da OMS como “equilíbrio biopsicossocial”, a psicossomática assume sua identidade como abordagem investigativa da indissociabilidade mente-corpo ou psicossoma no processo saúde/doença e como prática que demanda a interação multidisciplinar por ter como objeto de investigação o ser senciente e suas complexas interações, demandando vários vértices de observação, como são os conhecimentos multidisciplinares.
No Organon de Hahenmann, obra fundamental da doutrina homeopática, parágrafo 59, a ação dupla e inversa das drogas de ação oposta é descrita, apoiada em experimentos científicos. Ele constatou que os remédios paliativos administrados provocam duas fases distintas e sucessivas de sintomas:(3)
1ª. Efeito primário (do medicamento): é a ação esperada da droga. Ex : ação analgésica, ou anti-térmica, etc.(3)
2ª Efeito secundário (do organismo): é uma reação contrária, oposta ao efeito primário da droga, devido à busca do organismo pelo equilíbrio, pela homeostase. Dessa forma quando a droga for eliminada do organismo, o paciente voltará a sentir os mesmos sintomas, porém 3 vezes mais fortes, e 3 vezes mais duradouros, pois o organismo produziu efeitos depressores contra a ação primária da droga.(3)
Os medicamentos homeopáticos indicados para os desarranjos orgânicos, agem de maneira diferente dos alopáticos. A diferença está no caminho que o organismo utiliza para chegar até a eliminação dos sintomas, que nesse caso não são suprimidos, diferente do que ocorre no método alopático de tratamento. (3)
O que o remédio homeopático faz é o tratamento pela semelhança sintomática, levando a extinção do desarranjo mórbido através do estímulo à força vital do indivíduo, até alcançar o equilíbio. Ele converte o que chamamos de “doença” ( devido à perturbação da força vital) em saúde, através de outra perturbação da força vital, obrigando o organismo a reagir, ao invés de suprimir sua reação.(3)
Em nós, seres humanos, existe um campo de energia que nos circunda e interpenetra, pelo qual a ciência só ultimamente vem se interessando, mas que há muito é do conhecimento de médicos e terapeutas orientais. Esse campo é o ponto inicial de qualquer patologia e conflitos emocionais, muito sutil e sensível aos pensamentos, aos padrões mentais, às crenças e à qualidade de vida.
Existem muitos fatores, ora internos ora externos, que fazem com que os desequilíbrios localizados nesse campo sejam sentidos em nosso corpo e em nossas emoções.
Segundo a Medicina Oriental, a doença é o que acontece quando há algum bloqueio em nosso fluxo energético, ou mesmo quando houve um processo de conflito interno/externo não-trabalhado. O corpo/coração/mente e alma são um.
Depressão, Síndrome do Pânico, Dores pelo Corpo, Estresse, Ansiedade, Gastrite, Doenças Psicossomáticas (como Câncer, Nódulos, Disfunções Glandulares, etc), Insônia, Falta de Concentração e muitos outros, são apenas alguns dos sintomas que o nosso corpo está nos dando de que algo está errado e precisa de um devido cuidado.
Quando se descobre o padrão mental que está por detrás de cada doença, tem-se a oportunidade de modificá-lo e alcançar uma disposição para a cura num nível bastante profundo, na raiz.
Todos nascemos para sermos felizes, saudáveis e assim vivermos até o último dia do nosso contrato individual no corpo físico, mas isso é uma decisão pessoal e instranfirível apesar de termos uma tendência natural de culpar os outros por nossos fracassos físicos, mentais, emocionais e espirituais, inclusive no que diz respeito à prosperidade, abundância, felicidade e sucesso na vida.
http://www.luzazul.blog.br/
Seja no reiki, por exemplo, a energia que emana do ser vivo é também alterada pelo aspecto "sentimento" do paciente. Idem na acupuntura, onde os "invisíveis " meridianos são alterados de sua harmonia, ou mesmo na cromoterapia, nos florais, musicoterapia, dentre tantas outras.
Recentemente, a WSPA Brasil lançou um documentário que foi transmitido na TV Cultura, comprovando que os animais sentem dor, medo, prazer, alegria e estresse - além de terem memória e até saudade. Ou seja, são capazes de somatizar suas emoções assim como nós!
A senciência e o bem estar animal, tem ganhado recente relevância no panorama internacional, inclusive influenciando hábitos de consumo e o comportamento da sociedade, que procuram seguir padrões internacionais de bem-estar e até lançam mão de sistemas produtivos alternativos, e esta comprovação se aplica a todos os animais vertebrados: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.

Posteriormente (provavelmente dia 15/8/2011, por ser o dia do Reikiano) será colocado um formulário para quem estiver interessado em receber Reiki à distância (gratuitamente) preencher e um outro formulário para quem estiver interessado em ser sintonizado/iniciado no Reiki Essencial (um ramo, ocidental, do Reiki) quer no nível I, quer no nível II, quer no nível III (este confere o grau de mestre em Reiki Essencial, no Tradicional o nível 3 é subdivido em IIIa e IIIb, este é que confere o grau de mestre em Reiki Tradicional), também é gratuito.
Luz, Paz e Amor!


2 comentários:

  1. Oi Céu
    Deus te abençoe e proteja
    a ti e a todos os teus
    Muio interessante este Post
    Já tinha ouvido falar deste processo de cura
    Vendo agora o teu Post fiquei imensamente interessada
    vou fazer umas pesquisas sobre o mesmo e ver se consigo melhorar um pouco o corpo um pouco avariado ,pois após a cirurgia de desobstrução da carótida que fiz em julho ainda estou (meio fora de Órbita)
    Sabe lá se consigo me encontrar de novo?
    Obrigada
    abraços
    Namastê

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por seu comentário, Alcione!
    Depois que fizer a sua pesquisa e concluir que precisa de Reiki, não sei se notou o outro post é um formulário para pedir que lhe seja enviado Reiki à distância.
    Em breve também será colocado um formulário para quem quiser ser sintonizado à distância) no Reiki Essencial.
    Luz Paz e Amor
    Céu

    ResponderEliminar