Reiki

Reiki

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Princípios do Reiki

Se por um lado a canalização e aplicação da energia universal são o método do Reiki, por outro, os Cinco Princípios constituem a sabedoria implícita neste método. Ao se tornar um reikiano, assume-se o compromisso de praticar em sua vida estes princípios. Mesmo aos que não se tornam reikianos, mas buscam tratamento com um terapeuta que utilize esta técnica, deve-se incentivar a vivê-los e explicar porque são benéficos.Através da Medicina Psicossomática sabe-se hoje que a mente influi na saúde do corpo e amplos estudos têm sido realizados a este respeito. O modo como encaramos a vida e a conduzimos se reflete em nosso corpo.
Por isso, manter a mente tranquila e positiva já não é visto exclusivamente como uma recomendação de esotéricos, mas tem sido, cada vez mais, uma recomendação médica. Uma mente tranquila melhora o
sistema imunitário e aumenta a capacidade de se recuperar de doenças. Também ajuda a lidar com o stress da vida cotidiana e a tomar decisões rápidas e acertadas em momentos difíceis. Além disso, nos coloca em maior harmonia com nosso Eu Superior e com a sincronia do Universo. Nos torna mais perceptivos às oportunidades que a vida nos dá a todo instante e dá mais discernimento para aproveitá-las. Por isso, é o "Método Secreto para Receber Bênçãos" e o "Remédio Espiritual para Muitas Doenças".
Os Cinco Princípios dizem para pensarmos neles e cantá-los duas vezes ao dia, de manhã e à noite. A constância é importante para torná-los hábitos da mente. Quando nos habituamos a pensar e refletir sobre suas implicações, logo notamos os efeitos graduais em nossa vida. Por exemplo, em relação ao primeiro princípio, "não se irrite". Primeiro, passamos a perceber em que situações nos irritamos facilmente e que às vezes nem notamos, embora não consigamos ainda evitar a raiva. Com o tempo, em certas situações demonstramos raiva, mas conseguimos parar e tranquilizar a mente. Em uma terceira etapa, sentimos um pouco de raiva, reconhecemos isso, mas nem chegamos a demonstrar. Finalmente, vencemos a raiva e não a sentimos mais. O mesmo ocorre com os outros princípios. Obviamente, chegar a esta perfeição é muito difícil, mas qualquer passo em direção a ela representa um grande aumento de qualidade de vida.
O texto dos princípios também fala para pensarmos neles com as "mãos em postura de oração", isto é, com as mãos unidas, palma contra palma, à altura do coração. Esta postura é chamada gassho e é nela que se medita no Reiki. Todo dia, senta-se em postura confortável, com a coluna reta e coloca-se as mãos em gassho. Em seguida, concentre-se no ponto em que os dedos médios se encontram e respire profundamente várias vezes. Quando a mente estiver tranquila, recite os Cinco Princípios três vezes e reflita sobre eles. O efeito desta prática, realizada com disciplina, é altamente benéfica. Esta é uma prática que pode ser feita por reikianos, bem como por não-reikianos.

1-No dia de hoje, não se irrite.
A raiva perturba a mente e atrapalha o raciocínio. Sentindo raiva, não somos capazes de avaliar corretamente o que se passa em nossa vida e nem como superar um obstáculo que estejamos enfrentando. A raiva também nos faz criar uma série de "fantasias". Se tivermos raiva de alguém, automaticamente fantasiamos que este alguém pensa em nós tanto quanto nós nele, que tenta nos destruir, fazer conchavos etc. E acabamos crendo nestas fantasias sem que haja nenhuma evidência de que sejam reais. Assim, gastamos energia e tempo tentando lutar contra inimigos inexistentes. A raiva também nos faz reagir a pequenos contratempos como se fossem assuntos importantes. Desta forma, além de desperdiçarmos nossa energia tomando atitudes maiores do que a necessária, geramos novos problemas, maiores do que o original. Um estudo da raiva em nossa vida mostra que ela representa em nós uma energia mal direcionada que, não encontrando um objeto sobre o qual agir construtivamente, age destrutivamente sobre outros.
&
Esta frase pode nos dar a chave para uma grandiosa fonte de energia. A raiva é a maneira que a energia agressiva se manifesta, quando se encontra separada de uma acção construtiva. Quem se sente com raiva ou irritado, deverá explorar rapidamente as causas deste sentimento e aclarar o motivo. Deve reflectir de que modo pode transformar esta força em acções e por as mãos à obra! A investigação das causas reais da irritação é revestida de enorme significado para este profundo processo de cura espiritual. O que você teme realmente? Que partes, talvez reprimidas e não agradáveis da sua personalidade ascenderam com mais força à sua consciência através desta vivência?

2- No dia de hoje, não se preocupe.
Se algo de ruim que pode acontecer em nossa vida é inevitável, preocupar-se não é uma boa atitude. Preocupando-se, apenas sofremos duas vezes: antes desse algo acontecer e depois dele. E caso este algo seja evitável, a preocupação roubará o tempo e a energia que poderíamos dispor para evitá-lo. O que acabará por torná-lo inevitável. No primeiro caso, só nos resta a resignação e tentar minimizar os danos, o que só é possível deixando a preocupação de lado. No segundo, nos resta exercer o quarto princípio e trabalhar diligentemente para evitá-lo.
A preocupação, a aflição e a ansiedade distorcem a percepção da realidade e levam-nos a ver nossos problemas maiores do que realmente são, tornando-os mais difíceis de serem solucionados. Preocupar-se com os outros, nos faz assumir para nós responsabilidades que não são nossas e situações sobre as quais não temos controle. Além de desviar a atenção daquilo que realmente nos compete.O entendimento do princípio budista da impermanência, de que tudo nessa vida é passageiro, é de grande ajuda para superar a preocupação. Muitas de nossas grandes preocupações hoje serão risíveis amanhã. O segredo consiste em torná-los risíveis agora para haver paz de espírito.
&
As preocupações põem em evidência que uma parte do nosso subconsciente acredita perder o controlo sobre coisas essenciais necessárias à sobrevivência, ou para a conservação de recursos importantes. Noutras palavras, o nosso subconsciente crê que algo muito perigoso, doloroso ou de algum modo incómodo acontecerá e não sabe o que fazer. podemos solucionar este problema se soubermos exactamente o que é que tememos. a maioria das vezes, o motivo do medo mostra-se oculto à Luz da consciência e pode ser superado com um pouco de esforço. Este princípio tem relação com o poder do medo que na verdade é somente um guardião mas que algumas pessoas transformam no dono das suas vidas. s medos nos dizem: Pare onde está, não se mexa! O Reiki nos diz: Reconhece a tua força, levante-se e siga o seu próprio caminho! Devemos dar um bom exemplo aos demais e ajudá-los a encontrar seu próprio caminho.

3-No dia de hoje, seja grato e humilde.
A gratidão é um dos grandes motivadores do ser humano. Quando uma situação negativa nos aflige, tendemos a enxergar somente ela e não ver luz no fim do túnel. Muitas vezes, chegamos a nos considerar "amaldiçoados" ou vítimas do destino. Aprendendo a ser gratos, adquirimos a capacidade de ver tudo de bom que há em nossa vida e que faz valer a pena viver e superar qualquer situação aflitiva. Podemos ser gratos ao teto que nos abriga, à comida que nos alimenta, à família que nos colocou em um mundo maravilhoso, aos amigos que nos apóiam e até mesmo ao ar que respiramos. Se mesmo assim parece não haver nada de bom em nossas vidas pelo que ser grato, podemos agradecer o fato de saber que somos capazes de mudar nossas vidas e ser felizes e plenos. Apenas este pequeno ato de agradecimento a uma capacidade inerente a todo ser humano já é capaz de mover montanhas!
Humildade não é considerar-se sem importância. É reconhecer que tudo o mais tem exatamente a mesma importância que você. Desde um rico empresário até o mendigo da esquina, dos grandes e belos tigres do zoológico à barata que entra na cozinha. É saber que tudo faz parte de um todo e que nada existe por acaso. Todos os seres criados têm um papel na Teia da Vida e isto deve ser sempre respeitado. Ser humilde é considerar-se igual em importância a todos os seres, saber que temos nosso próprio papel neste mundo e procurar cumpri-lo sem interferir no papel dos outros. Apenas cumprindo nosso papel no mundo podemos ser realizados e não viver de máscaras.
&
A gratidão significa um reconhecimento das bênçãos divinas que obtemos através de tudo o que recebemos, independente do quão grande ou pequeno seja. Praticar a gratidão significa conectarmo-nos com a rede da vida e sustentados por ela, conseguirmos a força da confiança básica. Se somos agradecidos, reconhecemos a grandeza da Força Criadora e com ela ao mesmo tempo, o Poder da Centelha Divina que habita em nós e nos outros, e que permite que o coração bata e que o espírito e o corpo possam viver. Com frequência ignoramos a força da mão criadora porque ficamos presos de forma rígida à ideia de uma determinada forma de felicidade e realização. Talvez não tenhamos o conceito correcto do significado das palavras felicidade e realização. Já pensaram nisso? A gratidão desperta os sentimentos para Acções Divinas. Este princípio ajuda-nos a não cairmos no isolamento. Somente aquele que é consciente da união de todos os seres vivos pode realmente perceber o Divino. Aceitemos tudo o que recebemos. Se aceitarmos de coração, compreenderemos que sempre vem a nós o certo no momento oportuno.

4-No dia de hoje, faça seu trabalho com diligência/ganha honestamente o teu sustento.

Fazer seu trabalho com diligência tem muitos significados. O mais óbvio é que se cumprimos com nossos deveres somos menos sobressaltados por imprevistos no futuro, livrando-nos de muitas dores de cabeça desnecessárias. Mas também significa viver plenamente o momento presente, sem expectativas do futuro ou condicionamentos do passado. Trabalhar pensando no passado prende-nos a ele, rouba a espontaneidade, necessária para uma obra genuína. Fazê-lo pensando no futuro faz com que tentemos ter controle sobre nosso destino, grande ilusão. Também cria expectativas que, se não forem satisfeitas, causarão sofrimento. Assim, o quarto princípio poderia ser desdobrado em: "cumpra seus deveres e viva o momento presente integralmente".
&
Trabalhar arduamente no seu interior, ajuda a superar resistências e a conhecer as suas próprias forças.
O trabalho no sentido espiritual é fundamentalmente em primeiro lugar, um trabalho consigo mesmo. Somente quem realiza isto de maneira correta e incansável pode comprometer-se cada vez mais com seu Eu Divino. Este trabalho é necessário porque de outro modo, os velhos e já aceites padrões de comportamento e de medo, ódio, separação, questões sobre nós mesmos e inconsciência, auto-engano e irresponsabilidade, tomam novamente o controle sobre o rumo das nossas vidas e detroem todo o sucesso curativo que alcançaríamos com esforço baseado em amor, atenção e a acção plena de entrega. Fazer as suas obrigações, significa realizar um sério esforço para percorrer o caminho até Deus: Aqui e Agora, não somente duas horas, duas vezes por semana nem num curso de meditação. Seguindo este princípio, poderemos soltar as rédeas dos nossos talentos e desenvolver nossos pontos fortes e partilhá-los com os outros.

5-No dia de hoje, seja gentil e amável para com todos.
Tal qual o quarto princípio, o quinto tem muitos significados. Ser gentil no trato com nosso semelhante facilita a vida. Sempre há quem recompense no futuro uma gentileza feita no passado. E, quando deparado com uma situação difícil que precisa ser solucionada, ser gentil com as pessoas faz com que elas tendam a ser mais cooperativas. Mas há outro sentido da gentileza, não ligado ao ego. A gentileza do quinto princípio é também uma consequência do terceiro princípio, o da humildade. Se reconhecermos que somos iguais em importância a todos os seres criados, não há como trata-los com rudeza, pois esta se origina do sentimento de superioridade. Assim, ser gentil é uma consequência da percepção de nosso lugar no mundo.
A rudeza, tal qual a raiva, também perturba a mente e atrapalha o raciocínio. O fluxo de pensamento torna-se muito mais tranquilo e produtivo quando aprendemos a ser gentis.
&
O desafio de praticar o Amor espiritual e ser afectuoso com todos é talvez o mais difícil de todos os desafios. Porquê? Porque o Amor autêntico, espiritual, deseja o melhor para todos e não somente uma adaptação simpática superficial de conduta. Ser afectuoso com todos pode significar um sorriso ou um abraço no momento adequado, uma palavra de alento ou uma acção realizada com a cabeça e o coração. Da mesma maneira, o amor pode ser também a consequência, a claridade e a força com que alguém segura uma pessoa que quer correr às cegas para o abismo até que esteja novamente em equilíbrio e possa tomar com calma, uma autentica decisão para prosseguir seu caminho.
Este princípio de vida leva-nos a reconhecer e honrar o divino que está presente em todos. Se aprendermos a perceber em todos a Força Criadora e a despertar a sua obra, não estaremos adormecidos para perceber o momento de nos reconhecermos em outros espelhos, isto é, naquele que acende em nós a chama da vida.
A mais importante lição dos cinco princípios
:
Somos capazes de obter controle sobre as tendências negativas e destrutivas de nossa mente e de nosso coração. Temos em nós todo o potencial para nos desapegarmos delas e nos abrir para um mundo de pensamentos e emoções superiores, que transformam nossa vida interna e externa. Não estamos à mercê das intempéries do mundo exterior, mas podemos desenvolver em nós a capacidade de lidar com eles sem nos abalarmos. Isto é o que os Cinco Princípios têm a nos ensinar. E se os aprendermos, não precisamos aprender mais nada nesta vida!

http://reikiana.blogs.sapo.pt/arquivo/550816.html
http://virtualeaf.blogspot.com/2011/02/os-cinco-principios-do-reiki

Sem comentários:

Enviar um comentário