Reiki

Reiki

terça-feira, 4 de outubro de 2011

História do Reiki

A História da origem do Reiki é controversa, existindo versões que têm pontos em comum, outras que divergem e outras que são contraditórias:
1- A História do Reiki  segundo o livro" Empowerment through Reiki", de Paula Horan

Por volta de 1870, no Japăo, o Dr. Mikao Usui era decano de uma pequena universidade cristă de Kyoto. Vivia-se entăo um período de grandes mudanças, devido à abertura ao Ocidente, à introduçăo da revoluçăo industrial e ao regresso dos missionários cristăos, aumentando o ecletismo religioso existente. Por seu lado, o Dr. Mikao Usui adoptara sem reservas o cristianismo, tornando-se sacerdote e, depois, decano de um seminário cristăo.
No decorrer de uma discussăo com os seus alunos, um deles perguntou ao mestre se ele interpretava à letra os ensinamentos da Bíblia. Tendo este respondido pela afirmativa, os estudantes lembraram-lhe as curas miraculosas de Jesus, sublinhando as palavras de Jesus Cristo: "Aquele que crê em mim fará as obras que eu faço. Fará até mesmo maiores."
O estudante perguntou entăo como explicava ele aquilo, uma vez que já năo havia curadores em todos o mundo capazes dos mesmos actos. Cristo também ordenara aos Apóstolos que curassem as doenças e ressuscitassem os mortos. "Se assim é, por favor, ensine-nos o método".
Usui năo soube o que dizer. Perante esta impossibilidade, demitiu-se e tomou a decisăo de esclarecer este grande mistério. Ele recebera a sua instruçăo cristă de missionários americanos, por isso decidiu começar as suas pesquisas no seminário de teologia da universidade de Chicago. Após longos estudos infrutíferos, Usui resolveu continuar a sua pesquisa noutro lugar.
Tendo tido conhecimento de que também Buda fora famoso pelas suas curas milagrosas, Usui tomou a decisăo de voltar ao Japăo na esperança de aí descobrir qualquer facto novo sobre a questăo das curas espontâneas. Talvez se encontrasse alguma coisa nos sutras japoneses. Recorreu a vários mosteiros budistas, expondo as suas preocupaçơes. recebeu sempre a mesma resposta, isto é, que nos nossos dias interessavam mais as curas espirituais. Desiludido mas determinado, acabou por encontrar um mosteiro Zen onde foi encorajado a continuar a procura: o velho superior concordou com ele que devia ser possível curar o corpo físico, como Buda fizera, dizendo que o que fora realizado numa época também tinha de ser possível noutra. Porém, nada encontrou, assim como nos sutras chineses. Viajou entăo ao Tibete, e depois de ter estudado os sutras tibetanos Usui pensou estar na posse da verdade sobre as curas de Cristo. Restava agora pô-la em prática.
Visitou entăo o seu amigo sacerdote zen para que este o aconselhasse e os dois chegaram à conclusăo que Usui deveria ir para a montanha sagrada (o monte Kuri Yama), nos arredores de Kyoto, para aí praticar o jejum e a meditaçăo.
Subiu ao monte e amontoou vinte e uma pedras que lhe permitiriam medir o tempo. Na madrugada do vigésimo primeiro dia do seu jejum, procurou tacteando no escuro, pois estava Lua Nova, a sua última pedra. Nada acontecera, mas ele continuava a rezar com fervor. De repente, viu uma luz brilhante a crescer na sua direcçăo à medida que se aproximava. Usui, muito assustado, ainda quis fugir, mas recompôs-se pensando que talvez fosse aquele o sinal que ele esperava há tanto tempo, e que năo podia abandonar tudo tăo perto do fim. Enfrentando o imprevisto, recebeu o impacto da luz em plena testa e julgou ter morrido. Viu entăo milhares de bolhas coloridas a dançarem diante dos seus olhos, tornando-se brilhantes e transparentes, contendo cada uma delas uma letra sânscrita dourada e tridimensional. Apareceram-lhe uma a uma, o que fez com que pudesse guardá-las na memória. Usui foi invadido por um sentimento de gratidăo. Como estivera em transe, năo se apercebera que entretanto já era dia claro.
Impaciente por partilhar a sua experiência com o monge seu amigo, Mikao Usui começou a correr pela montanha, parecia que o seu corpo estava mais robusto, como que rejuvenescido, coisa surpreendente depois de um longo período de jejum. Era o primeiro "milagre" do dia. Na sua precipitaçăo, tropeçou numa pedra e feriu o dedo do pé. Ao querer massajá-lo para acalmar a dor, apercebeu-se que a hemorragia estancara apenas em alguns instantes e que a ferida fechava rapidamente; dava-se o segundo "milagre". Ao continuar o seu caminho, chegou a uma estalagem onde parou para retemperar as forças. O estalajadeiro, ao ver o aspecto do monge percebeu que ele saía de um longo período de meditaçăo e aconselhou-o a escolher uma sopa. Mas Usui declinou a oferta e exigiu uma refeiçăo; depois de ficar satisfeito, sentiu-se bastante bem: o terceiro "milagre".
Antes de abandonar a estalagem, a neta do estalajadeiro, que lhe tinha servido a refeiçăo e cuja face estava inchada há alguns dias, teve uma violenta dor de dentes. Como os modestos meios do avô năo lhe permitiam consultar um dentista, Usui ofereceu a sua ajuda, colocando as măos de cada lado do rosto da jovem e rapidamente a dor e a inflamaçăo diminuíram: foi o quarto "milagre".
Quando chegou ao mosteiro, encontrou o superior com uma crise de reumatismo. Mikao Usui pôs-se a contar-lhe a sua aventura, ao mesmo tempo que punha as măos sobre as partes dolorosos do corpo dele, e a dor desapareceu imediatamente, o que deixou o sacerdote estupefacto. Usui pediu-lhe conselho sobre a utilizaçăo que ele devia fazer do seu novo dom, e o sacerdote encorajou-o a continuar a sua meditaçăo. Após um período de meditaçăo e madura reflexăo decidiu ir para um bairro pobre de Kyoto, para ali tratar os mendigos.
Nos bairros pobres tratou novos e velhos sem distinçăo. Obteve resultados notáveis e muitos ficaram totalmente curados. Mas cerca de sete anos mais tarde reconheceu rostos familiares. Tinham voltado à antiga condiçăo.
Que erro teria ele cometido? Ao reflectir, Usui percebeu que năo tinha sabido comunicar-lhes o sentido das responsabilidades, a começar pela gratidăo. Foi entăo que ele compreendeu que toda a cura física, para ser duradoura, devia ser acompanhada de um equilíbrio psíquico, e que ao dar o Reiki indistintamente ele năo fizera mais do que reforçar as atitudes de vida dos mendigos. Neste sentido, a importância de uma troca de energia pareceu-lhe entăo vital. Todo o acto recebido exigia uma contrapartida sem a qual a vida era desprovida de valor.
Foi nesta altura que o doutor Usui estabeleceu os princípios fundamentais do Reiki. Abandonou os bairros pobres de Kyoto para ensinar em todo o Japăo. Foi neste momento que os símbolos que lhe tinham sido revelados na sua visăo adquiriram todo o seu sentido. Estes podiam servir-lhe para harmonizar os indivíduos, para lhes permitir assumir a responsabilidade do seu bem-estar. Aperfeiçoou o seu método e formou jovens discípulos. No virar do século, confiou ao doutor Chujiro Hayashi a responsabilidade de perpetuar a tradiçăo do Reiki. Foi assim que Hayashi fundou a primeira clínica de Reiki em Tóquio.
Em 1935, Hawaya Takata, uma jovem originária do Hawai e de nacionalidade norte-americana, apresentou-se na clínica de Hayashi. Estava gravemente doente, sofrendo de diversas perturbaçơes orgânicas e de uma depressăo causada pela morte do marido. Pouco antes de se submeter a uma operaçăo cirúrgica, ouviu a voz do seu falecido marido que a conselhava a recusar a operaçăo. Confiou as suas dúvidas ao seu médico assistente e este sugeriu-lhe que tentasse o tratamento pelo Reiki, e foi assim que ela foi tratada e, finalmente, curada.
Muito impressionada com estes resultados, a senhora Takata decidiu iniciar-se no Reiki. Apesar das dificuldades criadas pelo facto de ser mulher, perseverou e acabou por adquirir os ensinamentos do primeiro e do segundo grau. Quando voltou para os Estados Unidos, estabeleceu-se por sua conta. Em 1938, o doutor Hayashi e a sua família fizeram-lhe uma visita e a senhora Takata foi iniciada no grau de mestre pouco tempo antes dos seus visitantes voltarem para o Japăo.
O doutor Hayashi, que era um grande místico, pressentiu a iminência da guerra com os Estados Unidos e tomou providências. A senhora Takata, sensível às suas preocupaçơes, decidiu fazer a viagem ao Japăo, onde foi imediatamente informada das suas premoniçơes sobre os desastres vindouros. O Dr. Hayashi avisou a senhora Takata e instruiu-a acerca das providências que ela deveria tomar para proteger o Reiki. A senhora Takata continuou o seu ensino do Reiki na América do pós-guerra, isto é, durante o maccartismo, um dos períodos mais intolerantes da história americana.
Nos anos setenta, a senhora Takata começou a formar outros mestres e à sua morte, que aconteceu em Dezembro de 1980, já eram 22. Hoje já há mestres de Reiki em todo o mundo.

2- Segundo está escrito em http://www.reikidobrasil.net/reiki.htm
Reiki é uma forma antiga de cura que muitos acreditam ter sido espalhada através do Tibet, da China e da Índia há alguns milênios atrás. Alguns crêem que se originou em civilizações antigas como a Lamuria e a Atlântida. Redescoberta no final do século XIX pelo doutor Mikao Usui, um teólogo, que descobriu textos antigos em manuscritos que continham instruções e símbolos de cura.Mikao Usui - 15/08/1865 a 09/03/1926O doutor Mikao Usui ou Sensei Usui como era chamado por seus discípulos no Japão, foi o fundador do Sistema Usui de Reiki. Nasceu no dia 15 de agosto de 1865 na vila de Yago no distrito de Yamagata da prefeitura de Gifu, Japão. Acredita-se ter estudado em uma escola budista de Tendai no monte Kurama (a "montanha da sela de cavalo") na idade de quatro anos, quando ainda era uma criança. Estudou também o kiko, a versão japonesa do qi-kongo, que trata da saúde numa disciplina de cura baseada no desenvolvimento e no uso da energia da vida. O jovem Usui percebeu que estes métodos de cura requeriam do profissional o esgotamento da sua própria energia da vida ao dar os tratamentos. Quis saber se era possível fazer o trabalho de cura sem esgotar a sua própria energia. Foi então estudar no Japão, na China e nos Estados Unidos e acabou sendo premiado com a sua iniciação e o recebimento do Reiki durante uma prática de meditação no monte Kurama em 1914.
Sensei Usui teve um interesse ávido na aprendizagem e trabalhou duramente em seus estudos. Viajou aos Estados Unidos e a China para angariar mais conhecimentos a sua instrução. Seu currículo incluiu a medicina, a psicologia, e a religião, fazia parte de uma família de dotes financeiros. Como era de uma família rica, isso o ajudou na aquisição de seus conhecimentos, porque no Japão somente quem era rico, poderia ter recursos para mandar seus filhos à escola. Posteriormente se transformou em secretário em Pei Gotoushin, sendo o cabeça do departamento de saúde e bem-estar. As conexões Sensei Usui feitas neste trabalho lhe ajudaram a se transformar num homem de negócios bem sucedido. Sensei Usui era também um membro do ka Rei Jyutu, um grupo metafísico dedicado a desenvolver habilidades psíquicas.

Em 1914 quando seus negócios não iam bem, se sentiu motivado a práticas meditativas, como um espiritualista sensível, Usui Sensei dedicou muitas horas meditando em locais específicos do poderoso monte Kurama, onde tinha recebido seus primeiros treinamentos budistas. Assim decidiu viajar a esta montanha sagrada, onde se registrou no Isyu Guo, um curso de treinamento de vinte e um dias patrocinado pelo templo budista do Tendai que lá existia. Nós não sabemos ao certo o que foi necessário para fazer este treinamento, mas é provável que tenha jejuado, meditado, praticado cantos e orações que foram parte da prática. Além disso, sabe-se que há uma pequena cachoeira no monte Kurama, onde até hoje as pessoas vão lá para meditar. Esta meditação envolve estar sob o impacto das águas da cachoeira, permitindo assim que ela golpeie o alto da cabeça e desça através do corpo, acredita-se que esta prática ativa o chacra da coroa. Os mestres japoneses de Reiki acreditam que Sensei Usui possa ter usado esta meditação como parte de sua prática. Foi durante o treinamento de Isyu Guo que a grande energia de Reiki entrou em seu chacra da coroa. Isto realçou extremamente suas habilidades de cura e incorporou o recebimento de um novo e maravilhoso presente - a habilidade de dar a cura ao outro sem esgotar sua própria energia!
Fundou então uma clínica de cura no Japão onde tratou milhares de pessoas. Iniciou 2000 profissionais e 16 mestres de Reiki que foram instrumentos na adoção e na aceitação global do Reiki como um sistema de cura natural.
Mikao Usui morreu de um ataque de coração fulminante, a 9 de Março de 1926, com 61 anos de idade, durante uma de suas viagens. No seu túmulo, no Templo Sahoji, em Tóquio, encontra-se um imponente memorial, que relata a sua vida e o seu trabalho com o Reiki, que foi erigido por J. Ushida (que se tornou presidente da Usui Reiki Ryoho Gakkai após a morte do seu fundador).
Chujiro Hayashi - 1878 a 10/05/1941
Doutor em medicina e comandante da Marinha Imperial Japonesa. Aos 49 anos, já na reserva da Marinha, procurava um modo de ajudar os outros. Conheceu o Sensei Mikao em uma de suas palestras e por ser jovem e estar aposentado, passou a viajar com ele, acompanhando-o em seus tratamentos e ensinamentos.
Hayashi foi um dos mais devotos alunos de Mikao, tendo se envolvido profundamente com a prática do Reiki e recebido todos os ensinamentos do mestre.
Antes de falecer, Mikao Usui, designou-o seu sucessor. Hayashi assumiu a responsabilidade de difundir a técnica, formando novos mestres e assegurando que o Reki continuasse como ele havia praticado.
Em 1938, pressentiu que uma grande guerra estava começando e que muitos homens faleceriam. Ele decidiu, então, assegurar a sobrevivência do Reiki à Segunda Guerra Mundial, treinando e dando o mestrado a duas mulheres, sua esposa Chie Hayashi e Hawayo Takata.
Hayashi , não querendo ser recrutado para a violência que se aproximava, por meio psíquico e vontade própria, parou seu coração e morreu à 1 hora da tarde de uma terça feira do dia 10 de maio de 1941. Antes de falecer, pediu a Sra. Takata que desse continuidade à propagação do Reiki.
Hawayo Takata - 24/12/1900 a 12/12/1980
Nascida em 24 de dezembro de 1900 na ilha das Flores de Kawai, Havaí. Filha de trabalhadores agrícolas foi bóia fria na cultura de bambu, balconista de bebidas gasosas e governanta.
Casou-se, teve duas filhas e com apenas 30 anos de idade , seu marido morre de câncer no pulmão.. O excesso de trabalho necessário para a manutenção de sua famíla, além da depressão e dos sérios problemas psicológicos, afetaram seriamente sua saúde. Em 1935, no Japão, após 10 dias e noites de viagem de barco, foi descoberto que Takata estava com um tumor abdominal, além de pedras na vesícula e problemas no apêndice, razão pela qual seu estomago doía o tempo todo, impedindo-a de andar erguida.
Apesar de ser indicada a cirurgia, ela recusou-se, pois ouvia uma voz afirmando: “a operação não é necessária”. Foi submeter-se a um tratamento na clínica do Dr. Hayashi, onde recebeu tratamento diário e em quatro meses estava totalmente curada.
Durante o tratamento, Takata não entendia com aos mãos daquelas pessoas que a tratavam podiam esquentar tanto e chegou a procurar pilhas escondidas nos reikianos. Encontrou resistência para aprender a técnica. Somente após usar o forte argumento de ter que ajudar os imigrantes japoneses nipo-americanos foi lhe dada a permissão de aprender o Reiki. Takata concordou em permanecer no Japão e trabalhar na clínica todos os dias daquele ano.
A fim de ter uma melhor compreensão dos aspectos físicos e técnicos da anatomia humana, Hawayo Takata cursou a Universidade Nacional de Medicina sem Medicamentos (National College of Drugless Physicians), em Chicago. Tornou-se uma poderosa curadora e introduziu o método Reiki no mundo ocidental.
Durante 30 anos Takata ministrou cursos e tratou pessoas, garantindo assim a divulgação do Reiki no mundo.

3- Segundo a "academia do equilíbrio"- http://www.freewebs.com/reikienergiaeluz/ahistriadoreiki
Existem registos de técnicas de cura através das mãos, há pelo menos mais de 8 mil anos. Há quem diga que Jesus praticava Reiki e a verdade é que ainda hoje, os padres católicos utilizam técnicas de imposição de mãos, desde abençoar pessoas a lançar bênçãos sobre os alimentos…
Há pessoas que possuem habilidades paranormais de cura, outros utilizam métodos alternativos, tal como o Reiki para potencializar e direccionar a energia de cura.
No entanto, algumas pessoas descrevem o Reiki como sendo oriundo do Tibete, da Atlântida, do Egipto ou da Lemúria. Atribuindo-o inclusive, a Mestres Ascensionados, a seres galácticos, ou a um chinês (Wei Chi) da antiguidade. Muitas são as versões…
Segundo investigações feitas a esse respeito, Usui ter-se-à guiado inicialmente pelo Kiko, uma versão japonesa de Chi Kung, uma arte chinesa que permitia melhorar a saúde através da meditação ou de exercícios de movimento e de respiração. Contudo, nessa prática, usava-se a energia vital do curador para curar os outros. O doador ficava, portanto, desvitalizado e enfraquecido, o que não agradou a Mikao Usui. Por isso, partiu em busca de conhecimentos médicos, psicológicos, religiosos e de desenvolvimento espiritual pelo Japão, China e Europa. Usui conheceu muitas pessoas importantes; há quem diga que assumiu cargos de destaque e que montou um próspero negócio, por conta própria. Segundo estes, em 1914 o negócio terá descarrilado, o que faz com que Usui resolvesse tornar-se budista.
A sua vida, continua a ser uma incógnita. Há quem diga que ele voltou, muitos anos mais tarde, ao monte Kurama, no norte de Kyoto, (onde tinha aprendido e estudado o Kiko), outros crêem que nunca foi monge, mas que sendo amigo dum abade, o tinha ido visitar ali nas redondezas.
Independentemente da versão da história apresentada, em todas elas se confirma que se retirou durante 21 dias par o monte Kurama, onde jejuou, cantou, orou e meditou, levando consigo para esse local, um conjunto de pedras, com as quais ía assinalando diariamente a passagem dos dias.
No último dia do seu retiro, em Março de 1926, Usui teve a sua experiência de Iluminação (Satori); na qual ficou a saber como curar, usando a energia natural, embora sem ficar desvitalizado.
Diz-se que apesar do prolongado jejum, não se sentia com fome ou esgotado. Porém, quando regressava ao mosteiro, a fim de contar ao seu amigo abade o que se passara, feriu o dedo grande do pé. Impôs as suas mãos, (em forma de concha), sobre o ferimento e tanto a sua dor como a hemorragia passaram.
No sopé da montanha, Usui entrou num pequeno albergue, onde terá pedido uma refeição, que comeu normalmente, apesar dos protestos e conselhos do proprietário, que vendo o seu aspecto e adivinhando o seu jejum, lhe propôs algo mais leve para comer.
Apesar dos 21 dias de jejum, Mikao nada sentiu de anormal. No entanto, a menina que lhe serviu a refeição, (que uns dizem ser filha e outros neta, do dono do estabelecimento), tinha dor de dentes. Mikao tocou-a e o toque das suas mãos foi o suficiente para curar a dor e a infecção da menina, que padecia à vários dias, pois o médico além de morar longe, ficava muito dispendioso.
Quando finalmente chegou ao mosteiro, encontrou o seu amigo acamado, vítima de artrite. Impondo-lhe as mãos nos locais doentes, aliviou-o das dores que sentia. Curado, o abade terá exclamado: «Isto é reiki, energia vital universal de vida!»
Mikao Usui passou os 7 anos seguintes, num bairro de mendigos no Japão. Algumas das pessoas que tocou ficaram realmente curadas, mas outras, encontrou-as mais tarde, novamente nas ruas, de volta à mendicidade. Mudar custa e estas pessoas tinham optado por voltar à mesma vida, em lugar de lutarem por uma vida melhor.
Foi então, que entendeu que a verdadeira cura só é alcançada quando a energia atinge a mente, o corpo e o espírito e criou os 5 princípios em que assenta o Usui Reiki Ryoho.

4-Segundo o Site, pesquisado em Maio de 1999,

As 3 versões anteriores que têm pontos comuns, é a lenda tradicional qual a sra. Takata contou para que o Reiki fosse aceite nos Estados Unidos no pós guerra. Por isso ela cristianizou a história e fez de Usui um sacerdote católico que viajou aos Estados Unidos, segundo o livro "Iashi No Te (Healing hands)de Toshitaka Mochizuki: Mikao Usui nasceu em 15 de agosto 1865.Ele faleceu no 9 de março 1926 em Fukuyama, Hiroshima.Ele não foi cristão, menos ainda sacerdote. Nunca foi a Chicago, a universidade nem existia neste tempo.Todo este aspeto cristão foi contado de Sra. Takata para facilitar a aceitação do Reiki nos EEUU.
Usui entrou já como criança num monasterio budista onde ele começou se interessar pela cura natural.Ele nunca viajou fora de Japão e fez todos seus pesquisas nos bibliotecas de Kyoto.
Ele fez parte de um grupo 'Rei Jyutsu Ka' (pessoas com capacidades espirituais) que trabalhou com cura pela imposição das mãos.
Em 1914 ele meditou na Kurama Yama para 21 dias e recebeu sua iniciação divina.Os símbolos 3 e 4 são Kanji, o 2 e um símbolo arcaico do budismo e aparece em diversos estatuas de buda o 1 e um símbolo universal, que se encontra em diversos lugares do mundo.

O dr. Mikao Usui, sacerdote e presumível reitor na Universidade de Doshisha em Kyoto no Japão (factos contestados, muitos afirmam que nunca foi sacerdote e alguns dizem que Usui também não possuía nenhum grau universitário, que a designação de doutor, lhe terá sido atribuída pelos seus alunos, duma forma carinhosa e respeitosa, em função dos seus ensinamentos), foi o redescobridor do método e instituidor do Reiki enquanto sistema de harmonização e cura natural.
Mikao Usui não foi doutor.O titulo dele era sensei, depois traduzido por doutor.Faz sentido porque o titulo origina das mestres espirituais da igreja, doutor significa estudado, foi usado primeiro para os grandes mestres da igreja católica.
Depois foi titulo acadêmico.Usui não tinha o titulo acadêmico, mas ele foi conhecido como curador popular.
Originalmente Usui iniciou os alunos sentado num circulo meditando.Só depois quando ele iniciou fora do grupo, ele criou os métodos da iniciação. Estes descobertas não desvalorizam o Reiki.
Temos que entender a situação pós-guerra e compreender a decisão de Takata de cristianizar a historia.
Hoje não tem mais necessidade de fazer isso, mas como parte da tradição é bom contar a lenda que Sra. Takata

Esta última versão apenas contesta as anteriores, no que tange ao precursor conhecido, do Reiki, dr. MiKao Usui, porém a História do Reiki parece vir de muito antes, segundo é descrito em:
Esta é a história da linhagem do Reiki Tibetano, como apresentada por Craig Ellis, Mestre em Reiki Tibetano. Mestres Ascensionados, incluindo El Morya, ensinaram o que nós nos referimos agora como Reiki Tibetano para Buddha, Jesus e Maomé. Eles também ensinaram as pessoas na Lemuria, Atlantida, Egito, Andes, Machu Picchu e para os Hunas na Polynesia. No início do século 17, Babaji, Mataji, e Mestre Rupon ensinaram a Tschen Li. Tschen Li ensinou ao Dr. Usui que começou a linhagem do Reiki Tradicional:
O Reiki Essencial surgiu do Reiki Tradicional: o Dr Usui ensinou Chujiro Hayashi, que por sua vez passou os ensinamentos a Hawayo Takata, que passou os conhecimentos a Iris Ishikuro, que passou para Arthur Robertson e este a Jeanice Sandi, que por sua vez transmitiu o conhecimento a Diane Stein que deu origem ao Reiki Essencial.

http://www.portalcosmico.com.br/portal.asp?page=tibetano


Sem comentários:

Enviar um comentário